Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Cigarro? Nem pensar!

     



     O cigarro é um dos produtos mais vendidos no mundo, atualmente, no cigarro são detectadas aproximadamente 4700 substâncias, todas lesivas ao organismo. A nicotina, um alcalóide (composto orgânico nitrogenado), é a principal substância do tabaco, sendo considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central assim como a cocaína. Seu efeito é estimulante e, após algumas tragadas do cigarro, tem efeito tranquilizante e bloqueia o stress, porém é ela a causadora da dependência química. 
A fumaça do cigarro constitui-se de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.

      O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.

Dentre as 4700 substâncias estão:

Acetona: Solvente inflamável.  Cianeto altamente venenoso que bloqueia a recepção do oxigênio pelo sangue.
Acroleína: Provoca o mau hálito na boca.
Alcatrão: Substancia tóxica e cancerígena que ajuda ao desenvolvimento de vício. 
Amoníaco: Químico perigoso utilizado em produtos de limpeza.
Arsénico: Componente altamente nocivo - veneno puro.
Formol: Formaldeído
Mercúrio: Metais pesados - Chumbo e cádmio. Um único cigarro contém 1 a 2 mg, pelo que como a média de vida destas substancias é de 10 a 30 anos, reduz a capacidade dos pulmões. Entre outros problemas também causa: dispnéia, fibrose pulmonar, enfisema, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago.
Metanol: Álcool metílico usado como combustível de foguetes e automóveis.
Monóxido de carbono: Gás inflamável e extremamente radioativo.
Nicotina:  Também é usado como insecticida. Apesar de cheirar mal constitui o princípio ativo do tabaco, sendo a substância que provoca o vício e câncer nos pulmões.
Entre outras. 
As principais doenças causadas pelo cigarro são:
Câncer de pulmão
Câncer de boca
Câncer de laringe
Câncer de estômago
Leucemia
Infarto do miocárdio
Enfisema 
Trombose vascular
Catarata
Aneurisma arterial
Úlcera do aparelho digestivo
Infecções respiratórias
Angina
Impotência sexual



Quantos malefícios esse vício trás para nossa saúde e nenhum benefício. Avise seus amigos e familiares que fumam, existe tratamentos que auxiliam a pessoa a deixar o vício!


Deus abençoe, ótima semana a todos!
Ângela Monticelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Projeto Templo Saudável - 2013. Todos os direitos reservados.
Design by: Colorize Desin.
Tecnologia do Blogger
imagem-logo