Páginas

domingo, 23 de março de 2014

O perigo das dietas da moda



     Quem nunca fez uma dieta maluca que promete perda de peso rápido? Elas podem até funcionar, porém podem prejudicar a nossa saúde e assim como o efeito é rápido a pessoa pode engordar tudo novamente. Existem várias dietas da moda: é dieta da sopa, do suco, proteína, dieta dos pontos, dieta da lua.... enfim são tantas que não tem como listar todas aqui!

Porém esses tipos de dietas preocupam pois dietas que restringem algum tipo de alimento radicalmente podem trazer prejuízos a nossa saúde. 

Vamos conhecer três delas:

Dieta a proteína: 

É liberado  o consumo de gorduras e proteínas e restringe a ingestão de carboidratos. Este tipo de dieta reduz o apetite, porém a alimentação gordurosa aumenta o colesterol, causa dores de cabeça naúseas e excesso de proteína pode sobrecarregar os rins.

Dieta do tipo Sanguíneo: 

É uma dieta para cada tipo sanguineo, porém não existe comprovação científica de relação com tipo sanguíneo e queima de gordura.

Dieta dos pontos:

A pessoa controla pontos e não calorias dos alimentos, porém esta dieta focaliza somente na quantidade e não em uma reeducação alimentar fazendo o regime ser pobre em nutrientes essenciais.


Existem outras dietas, mas nenhuma delas tem comprovação científica de sua eficácia, e podemos concluir que a melhor dieta é aquela feita por um nutricionista que vai planejar uma especifica para você, auxiliando na perda de peso sem perder saúde.


Então pessoal, nem tudo o que está na mídia é o mais adequado, o melhor mesmo é procurar um profissional e buscar uma alimentação equilibrada e saudável e praticar exercícios físicos!



Pirâmide Alimentar Brasileira/2014


Eu mesma já fiz várias dietas, principalmente na adolescência e o maior erro das dietas é ficar hooooras sem comer, para perder peso o idela é comer a cada 3 horas, se ficarmos mais de 4 horas o nosso metabilismo fica mais lento e o que comermos na próxima refeição será tudo absorvido!

Quando iniciei em setembro a minha reeducação alimentar, comecei cortando doces e frituras e comendo pães integrais, fibras, legumes, verduras e frutas. Não deixe de comer carboidrato, mas cuide na quantidade. Cuidar a quantidade do que comemos é a melhor extratégia! Não deixo de comer doces, mas também não como uma bolo inteiro!!!! hehehehe


E você, que dieta da moda você já fez?

Espero ter ajudado!

Ângela Monticelli

2 comentários:

© Projeto Templo Saudável - 2013. Todos os direitos reservados.
Design by: Colorize Desin.
Tecnologia do Blogger
imagem-logo