A Palavra é sobre a Armadura de Deus e a importância de estarmos revestidos desta armadura pois estamos em uma guerra, e esta armadura nos protegerá!
Espero que seja edificante para sua vida!
Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,
pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Efésios 6.10-17 (NVI)
O poder de Satanás já está quebrado e a batalha é ganha por meio da crucificação e ressurreição de Cristo. Todavia, enfrentamos batalhas e tentações. Mas podemos dizer em meios as dificuldades "tudo posso naquele que me fortalece" Filipenses 4.13. Mas isso não quer dizer que não necessitamos de proteção, estamos em uma guerra e precisamos do poder da Armadura de Deus para nos proteger!
O v.11 inicia com "Vistam" em outras versões diz Revesti-vos, no sentido de permanência, indicando que a armadura deve ser o traje sustentador ao longo da vida do cristão.
Ainda no v.11 o termo "ciladas" palavra grega para "esquemas" carrega a ideia de inteligência, métodos astuciosos, destreza e engano. Inclui todo pecado, prática imoral, falsa teologia e atração mundana.
A armadura é necessária porque a batalha não é no âmbito físico, mas sim no espiritual (v.12)
Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos.
As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.
Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. II Coríntios 10.3-5
Quatro designações descrevem as diferentes classes e posições desses demônios e o império sobrenatural do mal no qual eles operam (v.12):
1º Poderes
2º Autoridades
3º Dominadores deste mundo de trevas
4º Forças espirituais do mal
Paulo no versículo 13 enfatiza novamente a necessidade da apropriação, por parte do cristão, de toda a armadura. Não sabemos quando será o próximo ataque, devemos colocar a armadura antes e permanecer inabaláveis.
E pela terceira vez Paulo intima os cristãos a tomar uma posição firme na batalha espiritual contra Satanás e seus subordinados (v.14).
As três primeiras peças da armadura: CINTO,COURAÇA e CALÇADOS são usados continuamente em campo de batalha, ou seja, mesmo não estando em luta o soldado está usando. Já o ESCUDO, CAPACETE e a ESPADA são mantidos preparados para serem usados quando a luta real começasse.
Agora vamos as partes da Armadura:
CINTO DA VERDADE:
O combate era corpo a corpo e os soldados vestiam uma túnica larga podendo ser um obstáculo. Por isso o soldado utiliza o cinto para que a túnica fique firme ao corpo do soldado não atrapalhando seus movimentos.
CINGINDO-SE: Estar preparado para agir, juntar as pontas soltas como uma preparação para a batalha.
O conhecimento da verdade (Jesus) nos prepara para futuras batalhas!
COURAÇA DA JUSTIÇA:
Pedaço de couro, pesado e sem mangas. Tendo chifres ou cascos de animais costurados para tornar mais resistente. Cobria todo o tronco do soldado protegendo o coração e outros órgãos vitais.
Quando vivemos fielmente em obediência a Jesus Cristo e em comunhão a própria justiça dEle produz nos cristãos a COURAÇA ESPIRITUAL! Por outro lado, falta de santidade, nos deixa vulneráveis ao grande inimigo de sua alma.
PÉS CALÇADOS COM A PRONTIDÃO DO EVANGELHO DA PAZ:
Soldados romanos usavam botas com pregos para que se prendessem ao chão durante o combate, o evangelho nas nossas vidas tem a mesma função, nos manter firmes em prontidão!
É a confiança do apoio de Deus que nos permite permanecer firmes, uma vez que estamos em paz, Deus é a nossa força!
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.
Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?
Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".
Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8.28-39
ESCUDO DA FÉ:
O escudo era grande o suficiente para proteger todo o corpo do soldado (0,75 x 1,35m).
A fé que Paulo se refere não se refere ao corpo da doutrina cristã, e sim a confiança em Deus. A confiança contínua na palavra e na promessa de Deus é necessária para nos proteger das tentações e do pecado(dardos inflamados) atirados pelo inimigo e apagadas pelo escudo da fé!
Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína.
Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam. Salmo 18.30
CAPACETE DA SALVAÇÃO:
Protegia a cabeça dos soldados, principal alvo nas batalhas. E Satanás age em nossas mentes com pensamentos tentando destruir a certeza da salvação com suas armas: DÚVIDA e DESENCORAJAMENTO. Mas não devemos temer, a nossa salvação está protegida eternamente!
ESPADA DO ESPÍRITO:
A espada era a única arma do soldado, e hoje ela é a arma mais necessária, infinitamente mais poderosa do que qualquer arma de Satanás!
Os dias são maus e devemos nos revestir desta armadura para permanecermos firmes!
Se você gostou, compartilhe e abençoe seus amigos, com certeza, eles também precisam conhecer essa Armadura!
Deus abençoe!
Ângela Monticelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário